top of page

América!!!

  • Cleyton Santos
  • 24 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

Musicais! Confesso que é o gênero de filme que eu mais gosto. Já assisti algumas dúzias e outros dúzias ainda estão na minha lista. Os musicais são presença marcante na cultura Americana, devido à valorização que se dá ao teatro. Estou falando de BRODWAY! Grande maioria dos filmes musicais (não querendo dizer todos), foram adaptações feitas a partir de peças maior indústria do teatro no mundo.


Hoje vamos falar de West Side Story (Amor Sublime Amor), prefiro o nome em inglês acho mais forte. Apareceu no teatro americano em 1957 e foi adaptado para as telonas em 1961, dirigido por Robert Wise e Jerome Robbins. O filme se passa na zona oeste de Manhattan (De onde se tira o nome West Side), com conflitos entre duas gangues; Jets (Gangue formada basicamente por brancos) e Sharks (formada por imigrantes porto-riquenhos), já de cara temos uma análise bem presente nos dias de hoje, o choque cultural existe através das imigrações bem presente no Brasil. Mas o enredo em si se desenvolve a partir de Tony e Maria. Tony é líder dos Jets e Maria irmã do líder do Sharks, temos um belo clichê aqui certo? Qualquer semelhança com Romeu e Julieta não é coincidência, mas o foco não é na história. Se não é na história é em que o filme se destaca? Leonard Bernstein e Stephen Sondheim, ambos criaram toda a trilha sonora do musical, embelezando a história, músicas que não saem da cabeça. Tem como não amar América?

Falando um pouco de atuação, temos os atores principais Natalie Wood (Maria) Richard Beymer (Tony), nada mais... Quem se destaca são os coadjuvantes, Riff (Russ Tamblyn) líder da gangue Sharks e Anitta (Rita moreno), que participam da performance. É nítido o entrosamento dos dois em cena, show à parte de Rita Moreno, merecido o Oscar por este personagem. Falando em Oscar, WSS ganhou nada mais nada menos que 10 estatuetas no Oscar em 1962, dentre elas Melhor filme, trilha sonora e fotografia, o que falar deste último? Fotografia impecável.

West Side Story é uma daqueles filmes que fica na memória, não pelos efeitos especiais (que quase não existem naquela época), mas sim pela sua simplicidade, uma história tão boba para alguns, mas, que em cena nos questiona o choque cultural e nos seduz por uma trilha sonora envolvente.

Bom essa foi a análise de hoje volto sexta feira com outro filme....

Me segue no Insta que você vai saber! @Cleytonlayan.


 
 
 

תגובות


CINEWAY

 

bottom of page